Notícias

Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, aborda importância da Inovação e dos investimentos de sua pasta relacionados ao setor produtivo, no Sinduscon-PE - Sinduscon PE

09/04/2024 - Sinduscon-PE

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, esteve no Sinduscon-PE, na segunda-feira, 08, durante a tradicional reunião-almoço da entidade junto aos seus associados. Na ocasião, apresentou os principais projetos da pasta com interface com a Indústria da Construção Civil, que deverá movimentar positivamente toda a cadeia produtiva do setor.

Os projetos estão segmentados em eixos, sendo o primeiro a recuperação e expansão da infraestrutura de pesquisa do país. Outro é a política de ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, seguido da política de ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e a reindustrialização brasileira. “São quatro eixos que se traduzem em dez programas”, disse, apontando, entre eles, o Programa de Recuperação e Expansão da Infraestrutura, que foi o recurso mais robusto do ano passado, de acordo com ela, e o Programa de Inovação para Industrialização e Novas Bases Sustentáveis, que está dentro do NIB, da Nova Indústria Brasileira, da Reindustrialização ou da Neo-Industrialização, anunciada por Alckmin, que é o Ministro do Desenvolvimento Econômico e Vice-Presidente da República.

Para o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, que conduziu o encontro, a atuação do Ministério da Ciência e Tecnologia tem o condão de proporcionar para o setor produtivo brasileiro mais conhecimentos, mais inovação, tão necessários em todos os pontos de sua cadeia produtiva.

“O setor produtivo tem que andar “pari passu” com o setor científico, senão ele não tem condições de prosperar e, assim, alavancar o melhor para o país e para as empresas”, considerou o presidente.
Entre as iniciativas de sua gestão, Luciana Santos destacou o movimento de volta da sede da Finep para Pernambuco. Trata-se da agência de fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas e privadas. Elias Ramos, diretor do Finep, também participou do almoço junto à equipe da ministra.

Sobre a construção civil, ela destacou: “É uma atividade muito importante, que pode participar dos projetos desenvolvidos pelo ministério, aluando nas transformações urbanas necessitadas pela sociedade e gerando mais empregos e renda”.

“Nós sabemos que a maioria da população brasileira, mais de 80% dela, vive nos centros urbanos e nós precisamos ter políticas cada vez mais arrojadas para poder elevar o padrão de urbanização e, como consequência, de qualidade de vida da nossa população”, considerou Luciana Santos.

Ao final da reunião, a ministra recebeu das mãos da vice-presidente do Sinduscon-PE, Betinha Nascimento, um documento abordando a Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção – Ficons, que o sindicato realizará em setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Além dos associados do Sinduscon-PE, também prestigiaram a reunião o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, Ricardo Essinger, e o presidente do Sinaenco, Ricardo Pereira de Carvalho, e representando o Crea-PE, o diretor Financeiro Luiz Carlos dos Santos Borges. “Hoje, com sua presença e a presença dos outros participantes pernambucanos no Ministério, eu acho que nós temos um bom caminho e uma boa trilha para fazer com que a academia possa realmente contribuir com a produção”, falou Essinger, à ministra Luciana Santos.

Veja Mais

Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sinduscon-PE - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Sinduscon-PE.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Sinduscon-PE não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Sinduscon-PE implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar